quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fenilcetonúria

A Fenilcetonúria ou PKU (abreviatura de Phenylketonuria em inglês) como é mundialmente conhecida, é uma doença metabólica, transmitida geneticamente de forma autossômica recessiva. É um erro inato do metabolismo protéico.
A doença é causada pela deficiência, em diferentes graus, a atividade da enzima fenilalanina-hidroxilase, que converte a fenilalanina em tirosina. Na ausência desta enzima, a fenilalanina que é um aminoácido essencial, presente na maior parte dos alimentos proteicos, não é convertida em tirosina, aumentando seus catabólitos. Em consequência, a fenilalanina e os catabólitos se acumulam nos tecidos, em especial nos tecidos neurais, e são eliminados na forma de fenilcetonas.
A fenilalanina em excesso e seus catabólitos, tem efeito tóxico nas funções somáticas e do sistema nervoso central, interferem na síntese proteica cerebral e mielinização, diminuem a formação de serotonina e alteram a concentração de aminoácidos no lóquor. Estas alterações determinam perdas de funções, especialmente da capacidade intelectual do portador.
A prevalecência da doença, de acordo com a população analisada, varia em geral de 1 caso para cada 10.000 ou 30.000 nascidos vivos. É mais frequênte em caucasianos e menos frequênte em judeus Askenazi. Na Finlândia praticamente não existe, na Islândia tem uma incidência de 1:6.000 e no Japão 1:60.000.
A fenilcetonúria foi descrita em 1934 por Folling após examinar a pedido da mãe, dois irmãos portadores de deficiência mental, que apresentaram reação positiva ao cloreto férrico na urina, reação que demonstra a presença de ácido fenilpirúvico, metabólito da fenilalanina.
Em 1937, Penrose e Quastel sugeriram o nome de fenilcetonúria. Em 1947, Jervis demonstrou que a doença ocorria por dificuldade de hidroxilação da fenilalanina em tirosina. Em 1953, o mesmo autor demonstrou que os pacientes apresentavam uma inativação da enzima fenilalanina-hidroxilase no fígado.
Em 1953, Bickel e colaboradores estudaram os efeitos de uma dieta pobre em fenilalanina em uma criança de 2 anos, portadora da doença. O tratamento de outros pacientes permitiu verificar que a restrição precoce deste aminoácido (fenilalanina), evitava o retardo mental.
O diagnóstico precoce da fenilalanina só se tornou possível a partir dos estudos de Robert Guthrie, um médico dedicado aos estudos do câncer, que possuía um filho portador de deficiência mental, que desenvolveu em 1967 um método capaz de dosar fenilalanina em gotas de sangue coletadas em papel filtro. Este procedimento facilitou a coleta e o transporte das amostras, permitindo que mais tarde fosse implantada a triagem neonatal para diagnóstico e tratamento precoce da doença.
Atualmente, um grande número de países realiza teste de triagem neonatal para fenilcetonúria, e os primeiros pacientes tratados desde o período neonatal, já atingiram a idade adulta. O tratamento dietético adequado permite que os indivíduos afetados tenham um desenvolvimento normal.
Em geral na prática de triagem, uma amostra de gota de sangue seco cuja concentração de fenilalanina excede 4.0 mg/dl é classificada como "positivo presuncivo". Esta definição de "positivo presuncivo" varia de país para país (CORN, Newborn Screening report 1990. Final Report: Feb 1992:p-6) O PKU clássico é caracterizado quando a concentração de fenilalanina na circulação é maior que 20 mg/dl acompanhada de uma concentração de tirosina menor que 2 mg/dl , após um período de 48 horas de vida, tempo suficiente para que o recém-nascido tenha mamado no peito, ou na mamadeira, quantidade de fenilalanina necessária para a realização do teste.
Até algum tempo atrás, dois métodos vinham sendo mais comumente usados para determinar a concentração de fenilalanina no sangue. Um deles, o Teste de Guthrie, por inibição de crescimento (BIA), é semi-quantitativo. Baseia-se no contraste da inibição pela fenilalanina do crescimento inibido da E. Coli. (ATCC 6051 ou 6633). O outro é o método de fluorescência de McCaman e Robins modificado. Quantitativo, baseia-se na reação, sob condições específicas, na ninhidrina com a fenilalanina. Ambos têm sido usados com sucesso na maioria dos programas de triagem neonatal de PKU em recém-nascidos e em monitoramento de fenilcetonúricos conhecidos. No entanto, sofrem interferência principalmente de antibióticos, resultando falsos negativos do Teste de Guthrie - BIA e falsos positivos no teste fluorimétrico. Atualmente, a metodologia enzimática vem ganhando a preferência de especialistas em programas de triagem neonatal. Além de específica, fornece a quantificação precisa da concentração de fenilalanina no sangue em pouco mais de uma hora e não exige instrumentação especial de alto custo. Um simples leitor colorimétrico de microplacas é suficiente para ler os resultados. O Kit Quantase fabricado pela Quantase Diagnostics Limited, de Perth, Escócia, tem se destacado no mercado e é o único de metodologia enzimática, que fornece trabalhos científicos publicados por diversos pesquisadores em todo o mundo.
É fundamental que o diagnóstico seja precoce, nas primeiras semanas de vida, para permitir um desenvolvimento neurológico normal e melhor adaptação ao tratamento dietético.

Manifestações Clínicas

A Fenilcetonúria raramente apresenta sinais ou sintomas ao nascimento, sendo portanto quase impissível o diagnóstico pelo exame médico ao nível de berçário. Geralmente se manifesta nas primeiras semanas ou nos primeiros meses de vida, quando o tratamento precoce não é realizado.
As diferentes mutações genéticas podem determinar variações na deficiência hepática da enzima fenilalanina-hidroxilase, exteriorizando um quadro clínico heterogêneo, variável, mas a maior parte das manifestações clínicas são constantes .
Os sinais e sintomas gerais mais freqüentes da doença não tratadas são: vômitos, eczemas, dermatites, rush cutâneo, cheiro característico na urina e no suor (urina de rato) pele mais branca, com olhos e cabelos mais claros que a família.
Entre as manifestações neurológicas destacam-se: irritabilidade, choro freqüente, hiperatividade, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e linguagem, convulsões, hipertonia, hipotonia, microcefalia, tremores e principalmente deficiência mental.
É importante ressaltar que o tratamento deve e pode ser iniciado antes do aparecimento de qualquer manifestação clínica, sendo portanto preventivo.
Os portadores heterozigotos da anormalidade genética(pais dos pacientes e alguns irmãos) normalmente não exibem nenhuma manifestação clínica da doença. A possibilidade de repetição familiar é de 25% a cada gestação.

O que é o teste do pezinho?

É a coleta de algumas gotinhas de sangue no calcanhar do bebê, após o nascimento, para realização de exames, que podem diagnosticar duas doenças: das quais se destaca a Fenilcetonúria.

Todas as crianças devem fazer o teste?

A maioria dos bebês que têm esta doença, nascem aparentemente normais, e nada apresentam ao exame médico na maternidade. Mesmo médicos experientes podem não observar anormalidades nos primeiros meses, por isto, para saber qual criança tem a doença, todos os bebês devem fazer o teste nos primeiros dias de nascimento.

Descobrir a doença o mais cedo possível?

Como temos possibilidades de descobrir crianças que têm a doença, antes que ela apresente a deficiência mental, todos os bebês devem fazer o teste alguns dias após o nascimento. Só um tratamento iniciado nas primeiras semanas, pode evitar a deficiência mental. A deficiência já instalada não pode ser recuperada.

O teste do pezinho é obrigatório?

Todos os Hospitais e Unidades de Saúde, por lei, têm a obrigação de coletar o sangue do pezinho do bebê, e também encaminhar para os exames. A família também têm a obrigação de exigir o teste, e deve confirmar sua coleta no hospital, ou se nascer em casa, na Na Unidade de Saúde mais próxima.

O teste é gratuito?


O teste do pezinho realizado pela Fundação Ecumênica, é gratuito. Você não deve pagar nada. Os Hospitais e Unidades também recebem gratuitamente da Fundação o material para a coleta.

Pegue o resultado

É importante pegar o resultado. Compareça a secretaria do Hospital ou a Unidade de Saúde onde colocou o sangue, 15 dias após a alta.

Procure a Unidade de Saúde

Você deverá fazer a coleta de sangue na Unidade de Saúde: Se o seu bebê nasceu em casa. Se o sangue foi coletado no Hospital com menos de 48 horas de vida. Se foi solicitada nova amostra de sangue para esclarecimentos.

É necessário repetir o exame?

Qualquer exame de laboratório pode exigir repetição para esclarecimento, seja por resultado duvidoso ou por alteração, que pode ser temporária. O "Teste do pezinho", exige repetição para esclarecer o primeiro resultado, quando suspeito de normalidade. As crianças que coletaram o sangue, antes de 48 horas de vida, devem repetir o teste uma semana após, na Unidade de Saúde, para maior segurança do resultado, especialmente da Fenilcetonúria.

Um novo tipo de tratamento para Fenilcetonúria

O tratamento para a fenilcetonúria se dá mediante uma dieta alimentar rigorosa. Alimentos ricos em proteínas, como os ovos, a carne, o pão, o leite e seus derivados, devem ser evitados. Restringir a ingestão destes alimentos com alto nível de fenilalanina, é a ação terapêutica que viabiliza um crescimento e um desenvolvimento normal à pessoa portadora da doença. Estudos mostram que os pacientes que voltam a uma dieta normal, apresentam uma diminuição da função cerebral, tal como da memória e concentração. Atualmente se preconiza que o tratamento deve ser mantido durante toda a vida. Intervir nos hábitos alimentares de uma pessoa com fenilcetonúria, cujo diagnóstico foi tardio (adolecência e/ou início da vida adulta), tem sido uma das maiores dificuldades para os profissionais, para os familiares, bem como para o próprio paciente.
Hoje um novo tipo de tratamento está sendo proposto e que baseia-se na ingestão diária de um suplemento dietético: o PreKUnil. São comprimidos que contém uma quantidade elevada de triptofano e tirosina, precursores da serotonina, dopamina e norepinefrina. Mediante a inibição competitiva, combatem o aumento da fenilalanina que chega nas células nervosas, reduzindo deste modo, o efeito prejudicial na produção de neurotransmissores. Eles também contêm quantidades suplementares de sete aminoácidos essenciais (2). A dose adequada é calculada de acordo com o peso do paciente, sendo este multiplicado pelo fator 0.388. Afirmam seus idealizadores que esta forma de tratamento permite uma ação menos radical nos hábitos alimentares no início do tratamento, de tal modo, que determinada quantidades de alimentos ricos em proteínas, como a carne, podem ser mantidos.
Os comprimidos PreKUnil são utilizados na prática clínica na Dinamarca há 13 anos. Durante este período de tempo, 68 adolecentes foram tratados com êxito. Não desenvolveram sinais anormais próprios da doença, permitindo aos doentes uma vida social mais próxima do normal, sem necessidade, afirmam, de estar constantemente sujeitos a uma acentuada dieta restrita em proteínas.
Vamos iniciar iniciar um estudo objetivando analisar os benefícios do tratamento com PreKUnil, com adolecentes e/ou adultos já portadores da doença, diagnosticadas tardiamente, que apresentam deficiência mental e não aceitam fazer o tratamento dietético tradicional. O estudo será realizado no nosso ambulatório com a Unidade de Endocrinologia Pediátrica do Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná.
Durante três meses, alguns poucos portadores de Fenilcetonúria serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar(médica, nutricionista, psicóloga, enfermeira e assistente social). As consultas e as dosagens de Fenilalanina dos pacientes serão inicialmente semanais, passando depois para quinzenais. Entretanto, os pais deverão conversar com os profissionais uma vez por semana, para que se possa acompanhar todo o processo do tratamento e a adaptação do paciente ao novo tipo proposto de tratamento.

Nenhum comentário: